Uma breve história sobre a formação do Âmbar
O âmbar é usado como ingrediente em perfumes, terapias alternativas populares e como joalheria.
Desde os tempos antigos, o âmbar recebeu o poder de cura especialmente pela presença do ácido succínico.
Segundo os cientistas, - o Âmbar do Báltico existe há pelo menos 50 milhões de anos - durante o período Eoceno ocorreu um aumento significativo na temperatura ambiente, dessa forma as Coníferas começaram a produzir uma grande quantidade de resina.
A resina acumulada foi lavada pelo rio do solo da floresta e depositada no sul até o mar.
Com o tempo, devido aos processos de oxidação e polimerização, a resina fóssil mudou para âmbar.
O âmbar do mar Báltico, da resina de coníferas acima mencionada, formou-se ao longo de 2 milhões de anos, assumindo uma variedade de formas, cores e, por vezes, "abrigando" diferentes fósseis.
[Fonte: Raw Baltic Amber]
Sobre o Ácido Succínico
O Ácido Succínico é um ácido dicarboxílico com a fórmula química (CH2) 2 (CO2H) 2. O nome deriva do latim succinum, que significa âmbar.
Muitas pessoas não sabem a influência incrível que o Ácido Succínico tem sob os nossos corpos. Ele está envolvido em diversos processos químicos, que estão relacionados ao nosso metabolismo. A maior quantidade de Ácido Succínico é encontrado no mar Báltico, encontrado nos Países Bálticos. A região do Báltico é o lar do maior depósito conhecido de âmbar, também chamado de âmbar do Báltico ou succinato.
O Ácido Succínico também é encontrado em tecidos animais, assim como em plantas ao redor do mundo. Para uso farmacêutico ou doméstico, ele é extraído do âmbar ou é fabricado sinteticamente.
Ácido Succínico utilizado como um Antibiótico Natural
Ácido Succínico (também chamado de ácido âmbar) tem sido usado na Europa como um antibiótico natural e curativo geral durante séculos. Foi descoberto no ano de 1550, quando o Dr. Agricola, da Alemanha, destilou o âmbar. O Ácido Succínico é útil, não tóxico, estável e inofensivo ao corpo humano.
O Ácido Succinico estimula o sistema nervoso
O ácido succínico tem propriedades especiais que aliviam o estresse e a ansiedade. O estresse é conhecido por ser a raiz de vários problemas na saúde mental e física. O ácido tem como objetivo eliminar as causas do estresse, estimulando seu cérebro e “dando partida” para funcionar como de costume.
Ácido Succínico Protege as Células
O ácido succínico protege as células da degeneração e o organismo de doenças e envelhecimento prematuro. Fumar, álcool e maus hábitos que podem influenciar nosso organismo, por causa da poluição ambiental, levam à criação de radicais livres. Ele pode tornar o processo de respiração nas células mais rápido e, por causa disso, o ácido succínico reduz o oxigênio “não utilizado”.
Pesquisas recentes também revelaram a capacidade do ácido succínico de melhorar a respiração celular, assim como o metabolismo da glicose, que permite que o corpo funcione de forma otimizada. Quando as células são capazes de absorver oxigênio e usá-lo para produzir energia, nosso corpo tem a energia necessária para ficar em forma e saudável o tempo todo.
O Ácido Succinico tem Impacto Positivo no Coração
Mais um efeito positivo que o ácido succínico tem para doenças cardiovasculares. Durante toda a vida nosso coração trabalha sem parar e precisa de muita energia. A cada contração, o músculo cardíaco depende de força. Nutrientes e oxigênio chegam ao músculo cardíaco com sangue. O ácido succínico normaliza o trabalho do sistema nervoso e do metabolismo.
O ácido succínico regula o Cardiomiócito. O que isto significa é que ajuda o coração a bombear o sangue corretamente. Isso é bom para pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares. Ácido succínico é conhecido por ajudar a prevenir ataques cardíacos.
Ácido Succínico Usado como Antioxidante Natural
Embora o nome sugira outra coisa, o ácido succínico é realmente anti-inflamatório e contém muitos antioxidantes. Com várias propriedades que aliviam a dor, muitos usam o âmbar nos pulsos ou na área afetada para alívio efetivo da dor.
Ácido Succínico Melhora o Sistema Imunológico
Mesmo antes que essas propriedades curativas fossem conhecidas, muitas superstições cercavam o uso do âmbar. As pessoas acreditavam que o âmbar do Báltico (ácido succínico) podia afastar os maus espíritos que causavam resfriados ou gripes. Essa superstição acabou sendo verdadeira, pois o ácido succínico ajuda a fortalecer o sistema imunológico, o que, por sua vez, reduz o risco de pegar um resfriado ou uma gripe.
Mesmo no importante âmbito da função reprodutiva, o ácido succínico também pode trazer benefícios. Ajuda as mulheres grávidas a superar facilmente a reconstrução hormonal e fornece energia para auxiliar o sistema de imunidade. Um bebê, que cresce no corpo de sua mãe, recebe as melhores condições para crescer. O ácido succínico no período pós-parto cria condição para que a mãe se recupere rapidamente e tenha uma maior quantidade de leite.
Ácido Succínico para Limpeza
Ácido succínico tem inúmeros benefícios para o corpo humano que são agora reconhecidos pela ciência e explorados por instituições médicas. A propriedade de limpeza natural do ácido é intrigante, pois dizem ser capaz de fazer tudo, desde limpar o acúmulo de energia negativa, aliviando a dor crônica.
Muitos místicos usam âmbar do Báltico para acalmar suas mentes e se livrar de qualquer energia negativa, como forma de melhorar sua concentração durante a meditação. O ácido succínico contido no âmbar do Báltico dá uma sensação calorosa aos usuários quando eles começam a suprimir seus desejos e se tornam um com o universo.